Dicas para abertura de uma empresa

Planejamento:

Não dá para abrir um negócio sem saber de nada. Não basta ter conhecimentos técnicos
e práticos da atividade, eles são fundamentais, mas não são tudo. Você precisará de
planejamento e noções de empreendedorismo.
Algumas perguntas que podem lhe ajudar:

Qual o objetivo da sua empresa?
Quanto de dinheiro será necessário?
Devo ter sócio?
Qual o público-alvo?
Qual o segmento da empresa?
Qual o nome da empresa?
Devo registrar a marca da empresa?
Devo registrar um domínio?

Existe a possibilidade de que o retorno não seja rápido. Por isso, é importante que você
tenha um dinheiro para que consiga se manter por um tempo.

Quais serão os serviços prestados pela minha empresa ou quais os produtos serão
comercializados ou industrializados? Já pensou na localização? Funcionários?
Estrutura? Marketing? Muita coisa, não é mesmo? Por isso, estude e pesquise muito!

Documentação necessária

Antes de qualquer procedimentos deve-se realizar um estudo de viabilidade da empresa
junto a diversos órgãos como Prefeitura, Corpo de Bombeiros, Cetesb, Vigilância
Sanitária, Secretaria Estadual e Receita Federal, etc.
Após a aprovação da viabilidade é que se procede a elaboração de contrato social e
respectivos registros nos órgãos competentes.
Percebeu a importância do planejamento? Você necessita ter claro aquilo que almeja e
definir qual será a forma que renderá lucros para a sua empresa. Veja onde você quer
chegar com os seus negócios.
TIPO JURÍDICO
PORTE DAS EMPRESAS?
TRIBUTAÇÃO

Localização

A localização da sua empresa é uma das etapas primordiais. Você já tem um espaço
próprio ou será alugado? Não dá para colocar a sua empresa em qualquer lugar de difícil
acesso. Assim, é fundamental que a empresa esteja localizada próximo aos clientes,
centros comerciais, locais de fácil logística, dentre outros, de acordo com a atividade a
ser desenvolvida.

Dessa forma, com uma boa escolha, você poupará tempo e dinheiro. E isso é tudo que
você precisará nesse primeiro momento.

Estrutura interna

Você já definiu o local. Agora é a hora de pensar na estrutura. Como será o local do seu
trabalho? Ele deve ser planejado de acordo com o número de funcionários e materiais.
Para a estrutura, você deve ter em mente que necessita ser um lugar bonito e que seja
confortável para quem trabalha e para os clientes.

Escolha a melhor estrutura possível. As pessoas não querem somente um serviço de
qualidade, mas também um local que tenha o mínimo de organização e seja agradável
para quem chega.

Equipamentos

Você precisará de alguns equipamentos básicos, como: cadeiras, mesas, armários para
arquivos, computadores, prateleiras, balcões, telefones, impressoras com scanner,
serviços de wi-fi e materiais de expediente (lápis, caneta, marcador de texto, etc).
A quantidade de equipamentos irá depender do tamanho da empresa. E também se ele
será físico ou online. Quanto maior ele for, e mais pessoas ele atender, maior será sua
quantidade de funcionários e consequentemente haverá maior necessidade de
equipamentos. Mas é importante lembrar que é necessário seguir o planejamento. Isso,
porque se não há demanda no local, uma empresa grande irá sofrer para se manter.
Assim como uma empresa pequena com muita demanda pode não dar certo.

Mão de obra

Para prestar um serviço de excelência, não dá para fazer tudo sozinho. Os clientes vão
crescer e você precisará de pessoas ao seu lado, que sejam eficientes e que estejam
dispostas a realizar um bom trabalho. Escolha pessoas para somar, com boas indicações
e que acreditem nos princípios da sua instituição.

Divulgação

Conhece aquela frase “Quem não é visto, não é lembrado”? Além da sua eficiência,
você deve investir na divulgação. Mas claro que é preciso estar no seu planejamento.
Afinal, você não pode sair gastando dinheiro sem pensar nas consequências.
O marketing pode ser um diferencial para você que está começando. Invista em sites,
produza conteúdos interessantes e divulgue. Você pode fazer a divulgação de diferentes
modos, dependerá muito do seu orçamento e de como você quer conquistar clientes.
Se possível, contrate um profissional de marketing e alinhe com ele como será o
trabalho e, assim, conquiste clientes para o seu negócio de maneira inteligente e sem ser
desleal.

Segredos do sucesso

Agora é hora de pôr a mão na massa. Sua empresa já está em funcionamento. “O que eu
faço agora?” Seu papel será o de conquistar clientes e mantê-los, mostrando um serviço
de qualidade. Com tanta concorrência, você deverá buscar a cada dia uma forma de se diferenciar nesse mercado. Seja um curioso e sempre esteja disposto a buscar
conhecimento.

Prove aos seus clientes que seu escritório não é ‘apenas mais um’. O mercado é grande,
portanto, apresente organização e resultados. Mostre que você trabalha com
profissionais competentes, produtos de qualidade e que estão prontos para resolver os
seus problemas de forma rápida, com a eficiência que necessitam.

Não se preocupe com a quantidade, e sim com a qualidade. Lembre-se que os resultados
podem demorar para aparecer, por isso, não desista na primeira tentativa. Afinal, abrir
um negócio é fácil, o difícil é mantê-lo.

Observações

Uma empresa também deve ter um controle preciso de suas informações,
principalmente as financeiras. O escritório será responsável pelas finanças, estoques,
marketing, etc. Para realizar esse controle, o controle dos seus clientes, as entradas e
saídas do caixa, é aconselhável utilizar um sistema de gestão empresarial.

Procure a nossa equipe para definirmos a melhor forma de atuação para a sua
empresa!